portugues bandeira  
logo-carpeus  
ingles bandeira  
   
Websites, Logos & Seo
Webdesign & Webdevelopment
Home | Grupo Carpeus | Websites Low-cost | Logos Low-cost
border1  

Seo - Otimização de Websites, on-page, off-page, ferramentas, artigos e textos

  border2

Muito do trabalho de Seo exercido pela carpeus nos websites que desenvolve, encontra-se aqui descrito nas várias secções e é fruto das experiências e investigação ao longo de anos. Procuramos ser objetivos para que possa ter uma ideia de como se posicionar o melhor possível nos motores de busca como o google, bing ou yahoo:

1 - Seo On-page (o que fazer na programação da página):

Compactar imagens com o objectivo de diminuir o tempo de carregamento das mesmas.

Escolha das palavras-chave deve ser um trabalho a realizar antes da estrutura e textos do website. Para este efeito existem ferramentas como o google trends e google adwords, entre outros. Deve procurar-se ter em conta as pesquisas mensais, não adianta a nossa principal palavra-chave ser "mochilas amarelas" se ninguém procura por isso nas pesquisas, certo? Ter em conta também a concorrência, se a nossa palavra-chave for muito generalista como "turismo", será normal haver muitas pesquisas mas ficarmos em posições fracas.

Título da página deve conter palavras-chave importantes e de preferência no início do título. Não é aconselhável repetir palavras-chave propositadamente sob pena de sermos penalizados pelo google (uns pózinhos a menos no ranking). Cada página deve ter um título único no site. O título ideal deve ter uma descrição de 50 a 60 caracteres.

Descrição da página deve conter as palavras-chave preferidas uma vez que estas aparecem a negrito na descrição. Esta descrição tem um máximo de 156 caracteres sendo que os mais importantes são os primeiros 50. Uma boa descrição contribui para uma boa CTR (taxa de cliques).

Titulo H1 deve conter palavras importantes para o site.

Títulos H2, H3, H4 ... devem conter, sempre que possível variantes das palavras-chave mais importantes.

Quantidade de palavras por página com o objetivo de se obter uma boa posição nos motores de busca, não deve ser inferior a 200/300. Há que ter em conta que a natureza de certos websites como o melhores-sites.pt por exemplo em que não se pode aplicar esta "norma".

Densidade de palavras-chave na página é uma das variáveis mais difíceis de se conseguir na perfeição, podemos adiantar que para um texto com por exemplo 250 caracteres não deverá ser inferior a 3 repetições. Temos de ter em atenção que o motor de busca mais inteligente (google) têm em conta as variações das palavras-chave. Ex. de varições: "posição", "posições", "posicionamento"...

Nofollow. Usar este termo na programação html nos links para sites onde não se pretende passar valor, como por exemplo, sites duvidosos, de sexo, blogs, wikipédia, redes sociais...

 

2 - Seo Off-page:

Backlinks ideais. O google por exemplo, atribui ao nosso site um rank de 0 a 10 (google page rank). Esta atribuição regula-se muito pela importância que outros sites dão ao nosso, ou seja, os links que outros sites têm para o nosso. Apresentamos aqui as 3 maneiras mais comuns de encontrar links pela web:

Exemplo 1: "os melhores sites, clique aqui". Repare que o sublinhado não está nas palavras "melhores sites" como deveria ser, mas sim nas palavras "clique aqui". Estamos a dizer ao google que o site "melhores-sites.pt" está relacionado com as palavras a sublinhado, com "clique aqui". Exemplo errado!

Exemplo 2: "Encontre os melhores sites em: http://melhores-sites.pt/". Não é a maneira mais correta, mas pelo menos as palavras-chave estão presentes em sublinhado. Exemplo mediano!

Exemplo 3: "Encontre os melhores sites da internet". As palavras-chave mais importantes do site em questão são precisamente as que estão a sublinhado. Essas palavras encontram-se assim no contexto da frase. Exemplo mais correto e de maior valor para os motores de busca.

Links internos. Na construção de links internos não devemos linkar só para a homepage, mas sim para a páginas que queremos passar valor, as mais importantes a nível de conteúdo e de posicionamento nos motores de busca.

Backlinks da concorrência. Analisar os sites que estão nas primeiras posições dos motores de busca para as palavras chave do nosso site e tentar junto destes conquistar um link.

Artigos de opinião. Publicar artigos ou comentários em ghest posts, sites de perguntas e respostas, redes sociais ou blogs da nossa área com visibilidade, com um link no texto e no fim a apontar para as nossas páginas.

Parcerias. Falar/Pedir a clientes, fornecedores, amigos, etc... para linkarem para o nosso site.

Redes Sociais. É um tremendo erro não fazer uso desta potente ferramenta. Ver: Facebook, G+, Twitter, LinkedIn, Stumbleupon, Reddite. Consulte aqui as principais redes sociais existentes e faça as suas escolhas em função dos seus conteúdos. Uma dica: fale com aquele(s) seu(s) amigo(s) das redes sociais que têm, ou pessoas influêntes, ou mesmo muitas pessoas e peça-lhes para publicar o seu "material" ;-). Seja amável, profissional e responda a todos os comentários e eventos da sua página, converse diretamente, resumidamente, tenha "amigos" e trate-os como tal.

Investir uns euros. Pode sempre comprar ou negociar links. Antes de o fazer deverá analisar o pagarank desse site, os links presentes na página onde pretende colocar o seu (quantos mais... pior para si). Considere investir nas redes sociais e claro... no melhor motor de pesquisa... o Google.

 

3 - Ferramentas:

É muito importante saber tudo sobre como a sua página ou site vão evoluindo. Saber as razões das subidas ou descidas nos motores de busca, saber de onde vêm os seus visitantes, quem são, idades, sexo, que browsers usam... enfim... já ouviu dizer que informação é dinheiro, certo? Pois com essa informação vai poder redefinir estratégias, identificar os seus pontos fracos e apostar nos mais fortes e rentáveis. E para que tudo isto seja possível, temos de fazer uso de ferramentas como o Google Analitics, um site que mostra tudo sobre a estatística do seu site. Obrigatório. Consulte a seguinte página onde pode ver os melhores sites de webmasters e Seo, lá poderá encontrar muitas ferramentas a usar gratuitamente e diretórios onde se poderá cadastrar ou pedir para incluírem a sua página ou site.

 

4 - Conteúdo: Artigos / Textos:

Foco do conteúdo: Sobre o que deve o seu conteúdo falar? Se o mesmo tiver qualidade é quase certo que terá exito. Já deve ter ouvido esta frase pela web: "O Conteúdo é Rei". O que quer isto dizer... Conteúdo de qualidade é mais que meio caminho para o sucesso, lembre-se sempre disso. Demore o tempo que for necessário, pesquise bem sobre o seu tema. Fale sobre o que domina, sobre a sua área, sobre o que gosta. Se não souber o que falar escolha entre o seguintes que sempre atraem links naturais: Assuntos que resolvem problemas ; Divulgar informação exclusiva ; Publicar estudos de "nicho" ; Escrever sobre assuntos controversos.

   
       
         
carpeus.com © Since 2007 : : CARPEUS : : Todos os direitos Reservados
Seo - Otimização de Sites - Topo